Denúncia: a desratização ou qualquer controle de zoonozes em Bertioga NÃO ESTÁ ACONTECENDO!!

Infelizmente nosso Secretário de Saúde e o nosso Prefeito não querem cuidar da saúde e bem estar da população!
O ano de 2010 foi marcado por muitos dias de cama, dúvidas e com a impossibilidade de trabalhar. TODOS de nossa família ficaram doentes, com Dengue.
Constatamos que o foco do mosquito estava em um terreno vizinho à nossa casa (na rua João Ramalho, ao lado do número 3.060), cujo proprietário permitiu-nos limpar e instalar um portão para reduzir o aspecto de desmanzê-lo. Devido à esta constatação e com o aval do proprietário, contratamos recentemente um trator para limpar o terreno e descobrimos muitas partes baixas que formavam verdadeiras piscinas infestadas de larvas de mosquito, mas o pior ainda estava por vir. Além deste problema, surgiu outro: ratos...muitos. Um ninho gigantesco causado pelo ser humano. Mesmo com placas de "proibido jogar lixo", as pessoas não respeitam o que lêem e jogam entulhos como podas, móveis velhos, entre outras coisas que na verdade a Prefeitura deveria recolher, sem falar nas multas que poderia aplicar para os donos de terrenos que não fizessem manutenção nos mesmos, responsabilizando-os como se deve, enfim.
Desesperada com a descoberta sobre o ninho de ratos e tendo o conhecimento de que o Sr. Secretário de Saúde e o Exmo. Sr. Prefeito de Bertioga cancelaram um serviço que estava funcionando perfeitamente (a castração de animais) para dar TOTAL atenção à desratização, liguei no dia de hoje, 06/01/2011, para o Centro de Controle  de Zoonoses buscando ajuda e a pessoa que me atendeu, Servidor Público e funcionário do setor cujo nome eu não entendi, me informou que o fato do departamento estar sem chefia obrigava-os ao não atendimento às necessidades da população população, isto é, o CCZ não estava prestando NENHUM SERVIÇO desde que foi baixada a Portaria que afastou a Dra. Lisângela da chefia do departamento.
É claro que fiquei revoltada pelo simples motivo do nosso Secretário de Saúde, o Sr. Manolo, usar como desculpa para a paralisação das castrações a necessidade de se intensificar outros trabalhos no CCZ, como a desratização e o fato de que os funcionários responsáveis pelo departamento, durante todos estes dias, não estão prestando qualquer serviço em prol da eliminação das Zoonoses na cidade, como foi afirmado e reafirmado em declarações à ONG Crescer e aos jornais locais.
Indignada, liguei para a Secretaria de Saúde e falei com a Sra. Helena, que me informou que os serviços prestados pelo CCZ deveriam estar acontecendo mesmo sem o chefe do setor presente. Ela me passou o telefone da Vigilância Sanitária e contatei o Sr. Silvio, que me atendeu muito bem e disse também estar perdido em meio a tanta bagunça, descaso, falta de compromisso e falta de respeito com o contribuinte.
Tentei ligar no CCZ uma segunda vez, e desta vez quem me atendeu foi o Sr. Luiz, que me explicou que o trabalho de desratização é feito pelo Setor e que ele PODERIA ficar com o endereço do terreno, porém NÃO PROMETIA ou SE COMPROMETIA com uma data para a visita, pelo fato de NÃO POSSUIR CARRO. Detalhe: faz mais de um mês que eles estão sem carro e sem fazer este tipo de serviço. Ele concluiu, me informando que esse tipo de serviço é MUITO ESPORÁDICO e me "dando uma verdadeira aula" sobre a quantidade de restrições verbais e jurídicas como: "NÃO PODER FAZER DESRATIZAÇÃO EM RESIDÊNCIA"; "... NÃO ADIANTA FAZÊ-LA EM TERRENOS SUJOS, COM LIXO"; e por fim ele me aconselhou a ir atrás do dono do terreno, pois o problema "ERA DELE". Infelizmente, o problema é da sociedade e não do indivíduo que nem sequer vem à cidade: sou EU que pego Dengue e tenho que conviver com as doenças transmitidas pelos ratos!!!
Resumindo: ninguém quer trabalhar. Por fim, continuo sem o respaldo da Prefeitura, mesmo pagando mensalmente meus impostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.