DE 27 DE AGOSTO À 08 DE SETEMBRO FESTA DE NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT .

A pouca distância de Barcelona , na Espanha , ergue-se a montanha de Mont Serrat, que deve o nome a forma aguda de seus picos . A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora.
A imagem escondida numa caverna do Monteserrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e em solene procissão , levada para o lugar onde , desde então , se ergue o celebre Santuario.
A devoção teve inicio a partir do século VI, uma serie de milagres começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa , que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão . Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora ,entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luis Gonzaga .
Na América Latina , a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi iniciada pelos monges beneditinos que no primeiro século da descoberta do Brasil , fundaram a Abadia da Virgem do Montserrat no Rio de Janeiro.

Em Santos, a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora , no morro de São Jerônio , entre 1599 e 1610 , deve-se a D.Francisco de Souza , o governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santissima Virgem. Segundo suas ordens a capela foi entregue aos monges beneditinos, assim que estes aqui se estabeleceram. Logo depois durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente , em 1614, foi um grande milagre da Virgem Poderosa do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela , onde se abriga grande parte da população , um desmoronamento, soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a Cidade.

Desde então , Nossa Senhora do Monte Serrat foi aclamada como salvadora da cidade , em 1954 , por liberação da Câmara Municipal , foi declarada oficialmente Padroeira da Cidade de Santos confirmada pelo Papa Pio XII e a 08 de setembro de 1955, coroada como tal . Todos os anos a cidade celebra a festa de sua padroeira . no dia 08 de setembro .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.