Dia 03.02.2015 Aula de como proceder para desvirar uma Canoa Havaiana OC 6 - CANOA BRASIL .
Aula de como proceder para desvirar uma Canoa Havaiana OC 6 - CANOA BRASIL .
Material obrigatório na navegação no Catamarã e OC 6 :
Colete Salva Vidas (ajustar antes de usar e verificar capacidade de peso)
Remos (nunca soltar em hipótese alguma)
Agua para hidratar (sempre beber agua )
Protetor Solar (para sua proteção solar)
Baldes, Frascos Plásticos ou jarros.(usados para retirar agua na canoa)
Saimos no Deck do pescador 07h:00 um Catamarã com 13 pessoas e uma OC 6.com 7 pessoas sendo que 2 no leme de cada canoa e os demais remando em sentido alternado para facilitar a navegação.
Condições do mar liso com poucas ondulações .
Rumo frente a Ilha das Palmas.
O simulado de virar a canoa foi combinado com o leme e instrutor.
Passando a praia do Sangava na OC 6 todos remaram no mesmo sentido ao lado oposto a ama (banana que fica ao lado da Canoa Havaiana amarradas ao yaco que são 2 madeiras amarradas a canoa dando equilíbrio e sustentação para a canoa não virar , automaticamente a canoa virou .
Não fora o combinado conta o leme, foi um susto por descuido de quem ordenou a ação já que o proceder é sempre remar alternado e se apoiar para o lado da ama mesmo que todos estejam remando do lado oposto a ela .
Com a canoa virada o instrutor saiu do Catamarã passou o leme para o leme da OC 6 trocando os respectivos lugares no leme .
1. Direcionar a canoa OC 6 de frente para a ondulação com os demais remadores batendo as pernas nadando posicionando a canoa sempre frente a ondulação que dependendo a situação pode-se usar a ondulação para ajudar a desvirar a canoa num proceder rápido uma ação huley (entre família ,trabalho em equipe )
2 .Subindo com o pé no yaco montou em cima da canoa para ter maior visibilidade nos remos ,coletes salva vidas ,pertences que poderiam ter caído indo a deriva ,já que com o mar revolto seria bem pior está ação quanto aos remadores nunca soltar os remos em hipótese alguma, para não perder já que é a propulsão na canoa .
3 .Colocar os remos todos juntos e demais pertences(usar só nescessario para não atrapalhar) em baixo dos bancos(ter o cuidado de não bater com a cabeça sempre usar as mãos para sentir onde estão) , já que com a canoa virada é forma-se uma bolha de ar,a canoa também são compostas de tanques de ar tanto na proa e popa ,para não ir a pique , ficar boiando com o nível de agua nas bordas .
4 .Com a canoa de frente para ondulação vamos desvirar subindo pelo yaco em dois cada um de frente para o outro montará subindo com um pé no yaco e o outro no muco (sempre deixar o yaco ultrapassar a canoa antes de amarrar , esta sobra denomina-se muco ).
.Uma mão segura o yaco e quando for dada a ordem para desvirar todos os remadores estarão segurando yaco e ama e com um impulso para desvirar a canoa (também ter o cuidado de não bater com o yaco e a ama na cabeça ).
5 .Um remador leve entra na Canoa usando propulsão a nado suspende o corpo pondo uma mão na borda oposto senta na canoa e coloca os pés dentro procura um balde e começa a retirar a agua de dentro da Canoa ,uma ação rápida para permitir que outros remadores adentrem na embarcação ajudando a retirar a agua com os jarros geralmente o balde é usado nos bancos 3 e 4 que é a parte mais funda da canoa já que o banco 1 e 6 são próximos as caixas tanques .
6 .Nunca deixar de remar sem baldes e jarros o mar não tem cabelos toda segurança é obrigatória em casos de emergências ter calma e paciência muitos falando atrapalham a ação ,cada um tem que saber o que fazer ,uma família trabalho em equipe .
7 . Este procedimento usado na Canoa OC 6 ,nunca será usado em um Catamarã (são duas Canoas Havaianas unidas por 2 yacos apesar de ambas terem caixas tanques por serem pesadas e estarem presas ficam a deriva ,talvez se soltar as amarras e desvirar uma canoa e depois a outra e amarrar quem sabe não é impossivel ,mas deve ser uma ação difícil dependendo das condições no mar.
Quanto aos demais remadores no Catamarã observaram atentos as instruções deste simulado de como virar e desvirar uma Canoa Havaiana OC 6 dando apoio aos náufragos .
Parabéns a todos remadores ,lemes e instrutor .
Pela aula demonstrada com êxito pelo professor Nilson Canoa Brasil .
www.sositaguare.blogspot.com
Material obrigatório na navegação no Catamarã e OC 6 :
Colete Salva Vidas (ajustar antes de usar e verificar capacidade de peso)
Remos (nunca soltar em hipótese alguma)
Agua para hidratar (sempre beber agua )
Protetor Solar (para sua proteção solar)
Baldes, Frascos Plásticos ou jarros.(usados para retirar agua na canoa)
Saimos no Deck do pescador 07h:00 um Catamarã com 13 pessoas e uma OC 6.com 7 pessoas sendo que 2 no leme de cada canoa e os demais remando em sentido alternado para facilitar a navegação.
Condições do mar liso com poucas ondulações .
Rumo frente a Ilha das Palmas.
O simulado de virar a canoa foi combinado com o leme e instrutor.
Passando a praia do Sangava na OC 6 todos remaram no mesmo sentido ao lado oposto a ama (banana que fica ao lado da Canoa Havaiana amarradas ao yaco que são 2 madeiras amarradas a canoa dando equilíbrio e sustentação para a canoa não virar , automaticamente a canoa virou .
Não fora o combinado conta o leme, foi um susto por descuido de quem ordenou a ação já que o proceder é sempre remar alternado e se apoiar para o lado da ama mesmo que todos estejam remando do lado oposto a ela .
Com a canoa virada o instrutor saiu do Catamarã passou o leme para o leme da OC 6 trocando os respectivos lugares no leme .
1. Direcionar a canoa OC 6 de frente para a ondulação com os demais remadores batendo as pernas nadando posicionando a canoa sempre frente a ondulação que dependendo a situação pode-se usar a ondulação para ajudar a desvirar a canoa num proceder rápido uma ação huley (entre família ,trabalho em equipe )
2 .Subindo com o pé no yaco montou em cima da canoa para ter maior visibilidade nos remos ,coletes salva vidas ,pertences que poderiam ter caído indo a deriva ,já que com o mar revolto seria bem pior está ação quanto aos remadores nunca soltar os remos em hipótese alguma, para não perder já que é a propulsão na canoa .
3 .Colocar os remos todos juntos e demais pertences(usar só nescessario para não atrapalhar) em baixo dos bancos(ter o cuidado de não bater com a cabeça sempre usar as mãos para sentir onde estão) , já que com a canoa virada é forma-se uma bolha de ar,a canoa também são compostas de tanques de ar tanto na proa e popa ,para não ir a pique , ficar boiando com o nível de agua nas bordas .
4 .Com a canoa de frente para ondulação vamos desvirar subindo pelo yaco em dois cada um de frente para o outro montará subindo com um pé no yaco e o outro no muco (sempre deixar o yaco ultrapassar a canoa antes de amarrar , esta sobra denomina-se muco ).
.Uma mão segura o yaco e quando for dada a ordem para desvirar todos os remadores estarão segurando yaco e ama e com um impulso para desvirar a canoa (também ter o cuidado de não bater com o yaco e a ama na cabeça ).
5 .Um remador leve entra na Canoa usando propulsão a nado suspende o corpo pondo uma mão na borda oposto senta na canoa e coloca os pés dentro procura um balde e começa a retirar a agua de dentro da Canoa ,uma ação rápida para permitir que outros remadores adentrem na embarcação ajudando a retirar a agua com os jarros geralmente o balde é usado nos bancos 3 e 4 que é a parte mais funda da canoa já que o banco 1 e 6 são próximos as caixas tanques .
6 .Nunca deixar de remar sem baldes e jarros o mar não tem cabelos toda segurança é obrigatória em casos de emergências ter calma e paciência muitos falando atrapalham a ação ,cada um tem que saber o que fazer ,uma família trabalho em equipe .
7 . Este procedimento usado na Canoa OC 6 ,nunca será usado em um Catamarã (são duas Canoas Havaianas unidas por 2 yacos apesar de ambas terem caixas tanques por serem pesadas e estarem presas ficam a deriva ,talvez se soltar as amarras e desvirar uma canoa e depois a outra e amarrar quem sabe não é impossivel ,mas deve ser uma ação difícil dependendo das condições no mar.
Quanto aos demais remadores no Catamarã observaram atentos as instruções deste simulado de como virar e desvirar uma Canoa Havaiana OC 6 dando apoio aos náufragos .
Parabéns a todos remadores ,lemes e instrutor .
Pela aula demonstrada com êxito pelo professor Nilson Canoa Brasil .
www.sositaguare.blogspot.com
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