Associação de Capoeira Senzala Mestre Sombra .

Associação de Capoeira Senzala Mestre Sombra .
Hoje recebemos a visita do Mestre Marcio da Capoeira Inclusão um grupo de capoeiristas com dificuldades visuais , dificuldades de movimentos mas com a vontade de aprender jogar capoeira.
Mestre Sombra mandou formar uma roda e pediu para que fossem feitas perguntas a ele.
Mestre Sombra respondeu que a capoeira iniciou em Vicente de Carvalho veio a Santos próximo a Ana Costa ,Floriano Peixoto ,voltou a Vicente de Carvalho como Bahia dos Berimbaus veio a Santos como Zumbi  mais como já haviam muitas academias com este nome foi na Marechal Pego Junior que em 06.02.1975 foi fundada a Associação de Capoeira Senzala que fará nesta sexta feira 40 anos mais por todas as andanças que já passou tem na verdade 50 anos no caminho da capoeira .
Quanto a pergunta sobre a capoeira Angola do Mestre Pastinha e a Capoeira Regional do Mestre Bimba esta foi a resposta a capoeira Angola veio com o povo que veio de Angola e lutou para sobreviver ,para mim tudo é capoeira o que difere são as expressões da capoeira .
Quanto a Capoeira Regional quando iniciou quase não se falavam na Capoeira mas na Arte da Luta Bahiana .
Se eu não tivesse sido um Capoeira não sei pertenço a uma família antiga ,tive uma sobrinha com 80 anos ,explicou meu pai passou por 3 casamentos sempre gostei da capoeira .
Pense na Capoeira como se fosse um balde cheio com agua e quando jogado ao chão a agua passa por todas as frestas ,fluindo naturalmente sem bater assim é a capoeira varias expressões lutar sem bater ,
defender sem lutar.
Dentre tantas perguntas estas foram as que mais chamaram atenção.
Formou-se duas filas e Mestre Sombra iniciou a aula um pé levantou e depois o outro pé .
E logo estávamos iniciando a ginga ,depois veio as esquivas laterais ,esquivas com role para fora ,cocorinhas com o calcanhar apoiado no solo e quem não conseguia Mestre Sombra ajudava .
Cocorinha com o pé no solo e role ,
Esquiva para esquerda ,subir.
Esquiva para direita ,subir.
Esquiva para esquerda, cocorinha ,esquiva para direita e role  .
Fez demostrações com Mestre Marcio mas eu e iniciou 2 filas .
Em duplas esquiva lateral e role para fora ,isso até o fim da sala mudava o lado e voltava
Fez os 2 lados ,após iniciou-se uma roda .
Mestre Sombra jogou com todos inclusive com os portadores dificuldades visuais segurando as mãos ia falando e passando os movimentos e a capoeira foi fluindo .
Quanto a que tinha problemas de locomoção foi a mesma situação Mestre Sombra de mãos dadas dançava capoeira com a sabedoria de um grande Mestre .
Todos jogaram capoeira e se divertiam foi uma quarta-feira muito emocionante foi quando Mestre Marcio entregou um chapéu que pertenceu a seu pai ao Mestre Sombra dizendo que o considerava como um pai ,um momento triste mas sincero.
Eu admiro muito o Mestre Sombra por tudo o que estou aprendendo e também admiro muito o trabalho realizado por Mestre Marcio na FEFIS .
Convido a todos os Mestres e capoeiristas que participem na sexta-feira dia 02.06.2015 aos 40 anos na fundação da Associação de Capoeira Senzala e aniverssário de Roberto Telles de Oliveira Mestre Sombra .

www.sositaguare.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.