O SENTIDO DA VIDA - Valorizar a vida é a grande prova de Sabedoria



21/Abril/2003
O SENTIDO DA VIDA - Valorizar a Vida é a grande prova de Sabedoria
    "A vida humana é um mistério insondável. Somente o fato de eu estar escrevendo estas palavras, colocando nelas os meus sentimentos e pensamentos, e de vocês, leitores, em algum lugar, estarem lendo-as e transmitindo-as ao seu córtex cerebral para, em milésimos de segundos, conferi-las nos complexos arquivos da memória e produzirem reações e emoções que são suas e não mais minhasexpressa um profundo e complexo mistério, privilégio da maravilhosa vida que possuímos."
22/Abril/2003
     "Quando paro para observar as pessoas que me rodeiam - suas palavras, expressões, reações, comportamentos e atitudes - fico simplesmente boquiaberto com a complexidade de nosso psiquismoVocês não acham que pensar é uma experiência fantástica ? Que o fato de possuirmos sentimentos de alegria, paz, amor e até mesmo angústia, ansiedade e de culpa, é um mistério impenetrável ? E o fato de brotar instantaneamente, no palco de nossas inteligências, um universo de impulsos e desejos, não retrata também outro grande mistério ?    Quem não consegue ficar surpreso, pasmado com a mente humana, está entorpecido, não por drogas químicas, mas por estresse, ansiedade, preocupações e dificuldades sociais e financeiras. Quem não consegue ficar, como os gregos diziam, assombrado com os fenômenos que estão à sua frente, nunca poderá aprender algo com eles."
23/Abril/2003
    "Encorajo os leitores a deixarem momentaneamente seus problemas, preocupações, necessidades e até mesmo suas angústias e vazios existenciais, ecolocarem-se diante de um ser humano, mesmo que seja uma criança recém-nascida, ou uma pessoa idosa, na fase final de sua história de vida. Gastem tempo observando, contemplando as pessoas. Se fizerem isso, será impossível não vislumbrarem como a vida que possuímos, independentemente dos atropelos, é encantadora e misteriosa."
24/Abril/2003
    "Porém, apesar de a vida humana possuir um valor inestimável, ela tem sido vivida, pela maioria de nós, de maneira superficial e insignificante. Tão superficial, que a fina camada de pele que cobre nosso corpo tem servido de parâmetro para discriminar seres humanos de cores diferentes. Tão insignificante que vivemos, quase que exclusivamente, em função do 'TER' e não do 'SER', ou seja, em função de ter dinheiro, sucesso social, um bom carro e andar no rigor da moda, mas não em função de ser alegre, tranqüilo, coerente e tolerante.
    O resultado dessa trajetória vazia, qual é ? A farmacodependência, os sintomas psicossomáticos, a solidão e a violência. No que tange à violência e às violações dos direitos humanos, a crise é dramática,  com pesar podemos constatar que um código de leis, que estabelece os limites dos direitos e deveres dos cidadãos em uma sociedade, é insuficiente para controlá-los, sendo necessária a presença impositiva de um batalhão de policiais, para garantir o cumprimento dessas leis. E, como isso ainda é insuficiente, as sociedades necessitam de grande número de presídios, para poder punir os que acabam infringindo essas leis. O homem pensante é capaz de ser mais violento do que os animais irracionais."
28/Abril/2003
A VIDA E A SABEDORIA
 
     "A Ciência ampliou muito os horizontes nos dias de hoje, porém, não elevou o padrão da vida humana, não produziu homens maduros e experientes. Uma pessoa pode deter muito conhecimento científico, ter títulos acadêmicos e, ainda assim, poderá ser infantil e imatura na sua experiência de vida, não sabendo suportar nem crescer diante de suas frustrações."
29/Abril/2003
 "A Ciência ampliou muito os horizontes nos dias de hoje, porém, não elevou o padrão da vida humana, não produziu homens maduros e experientes. Uma pessoa pode deter muito conhecimento científico, ter títulos acadêmicos e, ainda assim, poderá ser infantil e imatura na sua experiência de vida, não sabendo suportar nem crescer diante de suas frustrações."
30/Abril/2003
  "A Ciência tem paradoxos impressionantes: por meio da Medicina, ela evoluiu muito na tentativa de aliviar a dor e prolongar a existência; porém, também evoluiu na Engenharia Bélica, armamentista, na tentativa repugnante de destruir a vida humana da maneira mais rápida e eficaz possível.
    Que contraste: Nós nos tornamos Gigantes na Ciência, mas Meninos na Conduta !"
01/Maiol/2003
   "Nunca deveríamos sentir vergonha dos outros e nunca deveríamos abandonar as pessoas. Um pai jamais deve desistir de seu filho, mesmo que seja um rebelde e possua uma grave farmacodependência, pois, por pior que sejam seus erros, ele ainda é um ser humano. A sociedade pode rejeitá-lo e discriminá-lo ao máximo, mas os pais devem estender suas mãos para ele, mesmo que sejam rejeitadas. Se ele recusar a ajuda, devem usar de toda a habilidade para criar um novo clima na relação social e familiar e, assim, despertar seu interesse pela vida.
    Se o filho recusar qualquer ajuda, os pais devem lhe propor uma internação. Caso ainda assim ele rejeitar, não há mais nada a fazer, senão esperar. Os pais que descobrem o caminho de Deus e da oração encontram, nesta angustiante jornada, algo que a Psiquiatria e a Psicologia jamais poderão lhes oferecer:encontram a força na fragilidade e a paz no caos !"
05/Maiol/2003
   "Impor uma internação ou qualquer outro tipo de ajuda não resolve. Devemos esperar, mas esperar não quer dizer desistir e sim aguardar até que a pessoa dependente nos procure. Repito: não devemos impor nossa ajuda, mas sempre colocá-la à disposição, com gentileza e dignidade.
    Os pais não devem viver em função da pessoa que se droga, mas devem dar a ela tantas oportunidades quantas forem necessárias. Amá-la incondicionalmente não quer dizer serem permissivos; é necessário colocarem limites no seu comportamento, tais como controlarem seus gastos e não permitirem agressividade no ambiente familiar."
06/Maiol/2003
  "Devemos elogiar muito mais do que criticar. Se isto é válido para qualquer tipo de pessoa, imagine como não é válido para uma pessoa sob o cárcere da dependênciaO elogio abre as janelas da memória e faz com que a nossa ajuda e  até mesmo a nossa crítica tenham um impacto saudável. Se não conseguimos elogiar uma pessoa, não devemos criticá-la, pois, neste caso, a crítica funciona com uma lâmina que fere a emoção e trava a inteligência.
    O elogio constrói novas avenidas no relacionamento. A pessoa que é vítima da farmacodependência já está cansada de ser criticada e de saber que está errada.As críticas só servem para adubar a sua miséria e a sua solidão."
07/Maiol/2003
  "Devemos aprender a criar novos canais de comunicação com o farmacodependente. Nesse sentido, a sabedoria do Mestre de Nazaré é encorajadora. O Cristocriou ricos canais de comunicação com seus íntimos. Tratou das raízes mais íntimas da solidãoConstruiu um relacionamento aberto, ricamente afetivo, sem preconceitos. Ele valorizou elementos que o poder econômico não pode comprar, elementos que estão no cerne das aspirações do espírito humano, no âmago dos pensamentos e das emoções.
    O Mestre reorganizou o processo de construção das relações humanas entre Seus discípulosAs relações interpessoais deixaram de ser um teatro superficial para ser fundamentadas num clima de amor poético, impregnado de solidariedade, da busca de ajuda mútua, do diálogo aberto."
08/Maio/2003
  "Os jovens pescadores que seguiram o Mestre dos Mestresque eram tão limitados culturalmente e que possuíam um mundo intelectual tão pequeno, desenvolveram a 'Arte de Pensar',conheceram os caminhos da tolerânciaaprenderam a ser fiéis às suas consciênciasvacinaram-se contra a competição predatóriaaprenderam a trabalhar suas dores e suas frustrações, enfim,desenvolveram as funções mais importantes da inteligência."
09/Maio/2003
  "A sabedoria do Mestre de Nazaré não tem precedente históricoEle conseguia penetrar na dor de cada ser humano e compreender seus sentimentos mais represadosConseguia falar ao coração das pessoas mais rígidas e desprezadas e ouvir as palavras que não diziamEstar ao lado Dele era relaxante e agradávelSabia dos erros das pessoas, mas não as acusava nem as excluíaEle era tão agradável e instigante que até mesmo os Seus mais ardentes opositores não se afastavam, pois apreciavam ouvi-lo."
12/Maio/2003
CAMINHANDO NAS TRAJETÓRIAS DE NOSSO PRÓPRIO SER      
"Não é possível vivermos uma vida social e emocional saudável sem aprender a nos interiorizar, a nos conhecer mais intimamente e a desenvolver a capacidade de autocrítica e reflexão sobre o que somos e como reagimos diante das nossas fantasias e das circunstâncias externas.
    A busca de interiorização não deveria ser um caso excepcional, utilizada somente quando o psiquismo adoece e se faz necessária a ajuda de um profissional das áreas de Psiquiatria ou Psicologia. Essa busca deveria ser algo rotineiro em nossas experiências de vida. Ela deveria ser estimulada pelos pais e pela escola, desde quando as crianças são pequenas."
14/Maio/2003
CAMINHANDO NAS TRAJETÓRIAS DE NOSSO PRÓPRIO SER    
     "Não é possível produzir homens maduros, que saibam se conduzir, se eles não aprenderem a autocrítica, a pensar antes de reagir, a estabelecer limites para seus comportamentos e, principalmente, se não aprenderem a desenvolver a sabedoria.     Diante disso, minha conclusão é que a problemática das drogas não tem como principal réu a essência química, mas o homem que as usa, juntamente com o processo educacional em que esse homem forma a sua personalidade. Reverter esse quadro é o nosso grande desafio, pois a melhor maneira de se destruir a liberdade é querer vivenciá-la sem limites."
15/Maio/2003
UMA ESPÉCIE DESCONECTADA DA NATUREZA    
  "Uma outra atitude que tem gerado tantas desordens psicossociais nas sociedades modernas é a desconexão cada vez mais profunda da espécie humana com a natureza.
    O homem tem muito a aprender com o comportamento das espécies contidas nos ecossistemas. Por exemplo, os pássaros, às vezes, durante a madrugada, sofrem duras agressões do meio ambiente: frio intenso, ventos impetuosos, chuvas torrenciais e outros. Eles teriam todos os motivos para despertar silenciosos, angustiados, pela manhã mas, ao invés disso, eles cantam e se rejubilam.
    Nós, muitas vezes, reagimos de modo diferente diante dos obstáculos que a vida nos traz, ou diante daqueles que  criamos em nossas próprias mentes:  ficamos deprimidos, ansiosos ou mal humorados. Algumas pessoas entram num processo depressivo tão dramático que, não raramente, têm idéias de suicídio."
16/Maio/2003
  "Somos a única espécie inteligente da natureza, mas não somos a mais feliz! Somos a única que tem consciência de que pensa e de que pode gerenciar a construção das idéias, mas, paradoxalmente, temos pouca habilidade em administrar os focos de tensão e pouca consciência das dores e necessidades dos outros. As faculdades de Psicologia multiplicam-se, mas o homem moderno não é mais sábio e solidário do que o homem dos séculos passados, ao contrário, a crise do diálogo, o individualismo e a competição predatória espalham-se como nunca."
19/Maio/2003
   "A graça, a habilidade, o encanto das cores e dos movimentos, as interações dos mecanismos de sobrevivência das espécies e dos ecossistemas, deveriam ser uma fonte saudável e, até certo ponto, insubstituível, para as crianças se divertirem, se educarem e aprenderem a valorizar suas vidas. Mas não o é !
    Claro que as demais espécies animais agem instintivamente, enquanto que nós agimos pela nossa intelectualidade, pela capacidade que temos de elaborar raciocínios e reflexõesO problema é que usamos nossas inteligências de modo unifocal e não multifocal, como deveríamos."
20/Maio/2003
  "A espécie humana é a única que mata pelo prazer de matar, sem qualquer necessidade; que se aprisiona, embora ame desesperadamente a liberdade; que se droga, embora deteste o cárcere da emoçãoÉ a única espécie cujos membros podem perder o prazer de viver e desistir de sua própria vida."
21/Maio/2003
   "Para onde caminhamos ? Que tipo de futuro se abre, neste terceiro milênio, para esta espécie que possui a capacidade, mas não honra a arte de pensar ? Todos somos responsáveis, individualmente, pelo destino de nossas vidas."
22/Maio/2003
  "Seria bom se aprendêssemos a velejar dentro de nós e revisássemos a nossa trajetória existencial. As drogas e os transtornos depressivos e ansiosos, são apenas a ponta do iceberg dos imensos problemas que temos cultivado, por não aprendermos a dar um sentido mais nobre a nossas vidas. Podemos não ser vítimas da droga química, mas sem dúvida somos vítimas da droga da rigidez intelectual, dos transtornos depressivos, da ansiedade e do stress.    As crianças têm crescido aos pés dos videogames, dos jogos eletrônicos, dos filmes agressivos da TV e coisas do gênero; por isso, têm perdido o romantismo pela vidaÉ preciso resgatar esse romantismo, resgatar a nobreza do sentido da vida."
23/Maio/2003
PERDEMOS NOSSA IDENTIDADE COMO SERES HUMANOS    
   "Somos prolixos para comentar sobe o mundo em que estamos, mas emudecemos diante do mundo que somos. Por isso, vivemos o paradoxo da solidão: trabalhamos e convivemos com multidões mas, ao mesmo tempo, estamos isolados dentro de nós mesmos.     Psiquiatras e psicoterapeutas têm tratado não apenas as doenças psíquicas, tais como depressões e síndrome do pânico, mas também uma importante doença psicossocial: a solidão. Porém, não há técnica psicoterapêutica que resolva a solidão, não há antidepressivos e tranqüilizantes que aliviem a sua dor."
26/Maio/2003
  "Um psiquiatra e um psicoterapeuta podem ouvir, intimamente, um cliente, mas a vida não transcorre dentro dos consultórios terapêuticos, o palco da existência é 'lá fora'.
    No terreno árido das relações sociais é que a solidão deve ser tratada. Lá fora é que o homem deve construir canais seguros para falar de si mesmo, falar sem preconceitos e sem medo, falar sem necessidade de ostentar o que tem, falar demonstrando apenas aquilo que realmente é.
    E o que somos nós ? Muito mais do que uma conta bancária, que um título acadêmico, que status social, somos o que sempre fomos: seres humanosAs raízes da solidão começam a ser tratadas quando aprendemos a ser apenas seres humanos."
27/Maio/2003
 "O diálogo, em todos os níveis das relações humanas, está morrendo. As relações médico-paciente, professor-aluno, executivo-funcionário, pai-filho e marido-mulher, carecem de interação e profundidade, e é difícil ter êxito nessas áreas.      É necessário aprendermos a remover a nossa maquiagem social mas, infelizmente, a grande maioria prefere esconder-se: ficar ligado na TV, 'plugado' nos computadores ou viajar pela INTERNET !"
29/Maio/2003
  "Ajudei, como psiquiatra e psicoterapeuta, diversas pessoas, das mais diferentes condições socioeconômicas e de várias nacionalidades. Percebi, que embora gostemos de nos classificar e de nos medir pelo que temos, todos nós possuímos uma sede intrínseca de encontrar nossas raízes, como seres humanosOs prazeres mais ricos da existência, tais como a tranqüilidade, a amizade, o prazer de viver, o diálogo e a contemplação do belo, são conquistados pelo que somos e não pelo que temosInfeliz é o homem que só consegue ser rodeado de pessoas pelo que tem e não pelo que é."
30/Maio/2003
    "A fábrica da fama e da hierarquia social é psicologicamente doentia. O ator mais prestigiado de Hollywood tem, ou deveria ter, tanta dignidade humana quanto um habitante das favelas do Rio de Janeiro. O homem mais rico do mundo, classificado pela revista Forbes, assim como o mais miserável, possui os mesmos fenômenos inconscientes que financiam, gratuitamente, a construção da inteligência. Gostamos de ser diferentes e de estar acima dos outros, mas no cerne da alma, somos muito mais iguais do que imaginamos."
02/Junho/2003
 "Quem consegue perceber que acima de nossas contas bancárias, do status social e da cultura, nós somos simplesmente seres humanos, está abrindo uma janela em sua mente para ver a vida sob outra perspectiva. Mesmo que estejamos doentes, angustiados, deprimidos, tensos, ansiosos e encarcerados no território da emoção, nunca deveríamos nos esquecer de que nada neste mundo pode nos tirar a dignidade de seres humanos, únicos e insubstituíveis !
    Toda pessoa que se sente diminuída, inferiorizada e incapacitada, esgota a sua motivação de viver, esfacela sua capacidade de superação e abandona a si mesma na trajetória existencial."
03/Junho/2003
  MAIS BELOS DEPOIS DO CAOS

  "Freqüentemente, fazemos de nossas emoções uma grande lata de lixo. Deixamo-nos invadir pelas ofensas, rejeições e frustrações, causadas pelos outros. Não sofremos apenas pelo que os outros nos causam, mas também pelo que causamos a nós mesmos; às vezes, tornamo-nos nosso maior carrasco.
Infelizmente, não temos proteção emocional e diante da menor contrariedade, sofremos um impacto muito grande. Quantas vezes nos autopunimos e somos implacáveis com nossos erros ? Por que não admitimos falhar ?"
05/Junho/2003
 "A farmacodependência é uma doença grave; uma doença não apenas causada pelos efeitos das drogas na psique, mas também pela passividade do euEla encarcera a emoção e aprisiona a liberdade de pensar, principalmente nos focos de tensão. Muitos usuários de drogas queimam etapas em suas vidas; vivem tantas angústias, ansiedades, êxtases, sentimentos de perda e momentos de desespero que, em três ou quatro anos de dependência, acumulam experiências ruins que muitos de 80 anos jamais teriam acumulado."
06/Junho/2003
 "Esses moços (que queimam etapas em suas vidas), tornam-se 'velhos' em corpos de jovensContraem o prazer pelos pequenos estímulos da vida e só conseguem excitar sua emoção diante de grandes venturas. Relatando esses mecanismos psicológicos a um paciente, ele, condoído e com os olhos lacrimejantes, confirmou que se sentia emocionalmente 'velho', desgastado e sem motivação. Sentia-se velho, embora tivesse 22 anos ! Apesar de ser um brilhante estudante de Medicina, o cárcere das drogas havia esmagado sua auto-estima e sua esperança."
09/Junho/2003
"Um dos maiores riscos de quem procura grande emoções é se psicoadaptar aos pequenos eventos da rotina diária e deixar de sentir prazer neles, tais como o sorriso de uma criança, o colorido de uma flor ou o diálogo descompromissado. Quem busca, desesperadamente, apenas as grandes emoções não consegue ter prazer nas pequenas brisas que afagam o rosto."
11/Junho/2003
"É preciso enxergar as pequenas coisas para ter prazer nas grandes. Os usuários de drogas precisam resolver, não apenas o 'dinossauro' inconsciente da dependência, mas revisar a sua capacidade de sentir prazer, reaprender a viver, reconstruir seus sonhos e refazer as suas relações sociais."
13/Junho/2003
   "É totalmente possível resgatar a saúde psíquica e resolver a farmacodependência, mas não é um caminha tão simples. O problema não é somente reconhecer o dinossauro da dependência, mas refilmá-lo,  reescrevê-lo nos meandros da memóriaO paciente precisa cooperar muito, precisa entrar numa empreitada terapêutica e decidir, resolutamente, que ele quer ser saudável, custe o que custar, sofra o que sofrer."
16/Junho/2003
 "Se alguém der as costas à doença psíquica que aprisiona a sua emoção, seja ela depressão, síndrome do pânico ou farmacodependência, ela se transformará num monstro indestrutível; mas, se enfrentá-la com coragem, resgatando a liderança do eu, certamente ela se tornará uma página virada de sua história.
    Não devemos ter medo de nossas doenças e dificuldades. O medo transforma o 'eu' num espectador passivo de nossas misérias. É preciso criticar o medo, não ter medo do medo, viajar dentro de nós mesmos e nos transformar em agentes modificadores de nossas vidas."
17/Junho/2003
 "Não podemos nos esquecer de que quando alguém resolve a sua miséria psíquica, fica mais bonito, interessante, experiente, afetivo e humano. O resultado é arrebatador. A  doença psíquica, quando resolvida, não se torna um objeto de vergonha, mas um alicerce de sabedoria."
18/Junho/2003
 "Aqueles que atravessaram o caos da depressão, da síndrome do pânico, dos transtornos obsessivos, e conseguiram superá-lostornaram-se realmente mais belos por dentro, mais sábios e capazes de ajudar seus semelhantes.
    Do mesmo modo, os que passaram pelo caos da farmacodependência, incluindo o alcoolismo, e reescreveram a sua históriahastearam a bandeira da liberdade no território da emoção. Tornaram-se mais ricos, afetivos e socialmente solidários.
    Infelizmente, porém, a maioria fica pelo caminho, destrói literalmente, a mais cara de todas as liberdadesa liberdade de pensar e sentir. Ser livre e feliz, em detrimento de nossas turbulências, não deveria ser um jargão psicológico, mas o destino de todo ser humano."
20/Junho/2003
O MESTRE DA ESCOLA DA VIDA, NUNCA DESISTIA DA VIDA NEM DAS PESSOAS !
    "Como pesquisador da Psicologia, tenho estudado exaustivamente a humanidade de Cristo. No passado, achava que Ele era fruto da imaginação e da cultura humana. Porém, analisando detalhadamente os comportamentos, reações e atitudes do Mestre de Nazaré, contidos nos textos dos Evangelhos, percebi que nenhum escritor poderia idealizar um personagem como ele. O resultado desse estudo psicológico, e não teológico, está publicado na coleção de livros 'Análise da Inteligência de Cristo'.
    Estudar os meandros da Sua inteligência, Seus focos de tensão e Seus mecanismos de superação, pode ajudar-nos muito a superar as nossas próprias intempéries e dar um novo sentido às nossas vidas. Por isso, para finalizar este livro, farei um breve comentário sobre alguns aspectos da Sua personalidade."
23/Junho/2003
 "Cristo teve um nascimento indigno e uma história de turbulências e afliçõesNasceu entre os animais. No 'aconchego' de um curral, Ele derramou suas primeiras lágrimas; o ar saturado do odor azedo, de estrume fermentado, ventilou pela primeira vez os seus pequenos pulmões! Provavelmente, até as crianças mais pobres têm um nascimento mais digno do que Ele teve.
    Quando tinha dois anos, deveria estar brincando, mas já atravessava grandes sofrimentos, pois era perseguido de morte por HerodesTinha uma inteligência incomum para um adolescente e foi admirado, aos doze anos, por intelectuais da época, todavia, tornou-se um carpinteiroAs mãos grossas e o rosto castigado pelo sol escondiam a mais elevada sabedoria que alguém já teve,  discursando sobre o amor, a tolerância e o respeito humano, como nenhum outro pensador ! Embora acolhesse as pessoas mais desprezadas da sociedade e seus discursos exalassem aromas de pazEle foi o mais discriminado e incompreendido dos homens !"
24/Junho/2003
 "Cristo tinha todos os motivos para ser uma pessoa tensa, ansiosa, irritada e infeliz, mas para nosso espanto, era uma pessoa alegre e tranqüila. Apresentou-se como uma fonte de prazer, uma fonte de água viva que matava a sede da alma humana. Quem, no deserto mais escaldante conseguiu, como Ele, fazer de sua vida um oásis inesgotável, que saciava a sede dos sedentos ?"
25/Junho/2003
 "Por incrível que pareça, o Cristo fazia poesia até mesmo de Sua miséria. Muitos têm bons motivos para serem alegres, mas estão sempre insatisfeitos ! São incapazes de valorizar o que têm, mas apenas o que não têm. Tornam-se especialistas em acusar os outros pelos seus conflitos e detestam a vida que possuem.
    Jesus, ao contrário, tinha muito pouco exteriormente, mas fazia muito do pouco. Nele não havia a sombra da insatisfação. Reclamação não fazia parte do dicionário de Sua vida. Nunca acusava ninguém por suas misérias. Era forte para enfrentar Seus desafios sem precisar ferir, nem agredir ninguém !"
26/Junho/2003
 "Os homens podiam desistir Dele, mas Ele nunca desistia  de ninguém. Tinha consciência de que O feririam sem piedade, mas Ele não se suicidaria. Havia predito que O humilhariam, cuspir-Lhe-iam no rosto e O tornariam um show público de vergonha e dor, mas Ele permaneceria de pé, firme, fitando os olhos dos seus acusadores e suportando com dignidade a Sua dor.
    A única maneira de cortá-lo da terra dos viventes era matá-Lo, extrair-Lhe cada gota de sangue. Ele demonstrou que, mesmo diante do caos, vale a pena viver a vidaJesus Cristo foi o Mestre da Sensibilidade!"
27/Junho/2003
 "A história do Mestre da Galiléia deve ensinar-nos importantes lições de vida: Podemos chorar e nos angustiar pelas nossas dificuldades e conflitos, mas nunca devemos desistir de nós mesmosPodemos nos abater, mas nunca desanimarDevemos amar a perseverança como quem ama o melhor amigo.
    A capacidade de recomeçar tudo, quantas vezes forem necessárias, faz dos fracos, fortes. A firme convicção de continuar sempre lutando, ainda que com algumas derrotas, alimenta o sonho da vitória. Estarmos inconformados com nossas doenças e com nossas misérias é o primeiro passo para sermos saudáveis. Enfrentar a nossa passividade e o sentimento de incapacidade, abre as portas da liberdade !"
30/Junho/2003
     "O pior inverno pode anunciar a mais bela primavera! Sábio é aquele que consegue ver aquilo que as imagens não revelam, é a pessoa que, ao ver cair a última folha do inverno, é capaz de erguer os olhos e enxergar as flores da primavera que ainda não brotaram.
    O Mestre dos Mestres era o único, na Sua época, que conseguir ver o que ninguém via: à Sua frente, só havia pedras e areia, mas Ele conseguia erguer os olhos e ver os campos branquejando, embora estivesse apenas lançando as primeiras sementes na terra.
    Ele causou a maior revolução da História, sem desembainhar uma espada, sem usar de qualquer violência ! Nós não precisamos revolucionar o mundo, mas devemos revolucionar as nossas vidas, o nosso espírito, a nossa capacidade de pensar e de ver a vida. Se assim o fizermos, certamente estaremos plantando um jardim onde antes só havia pedras e areia !"

Extraido do livro Dez leis para ser feliz,de Augusto Cury

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.