Fim de tarde tucanos fazendo barulho e degustando embaúba estavam avisando terminou o horário de verão.

Meio metro de ondas na Costeira , longas direitas e quando estava escurecendo uma revoada de tucanos estavam fazendo o maior barulho nos pés de embaúbas na frente da praia , degustando sua fruta predileta dividindo com suas amigas preguiças .
Estavam avisando o término do horário verão ,atrasar 01h:00 no relógio ,um ótimo horário mais muito desgastante ,quando termina é um alivio .
Após o Ciclone Marcia que devastou a Austrália , ainda tem uma merreca vale a pena conferir e curtir o ultimo dia de férias ,as crianças não perdem por esperar estavam eufóricas ontem surfando com a familia surfer.


Como ler uma caixa taxonómicaEmbaúba
Cecropia angustifolia

Cecropia angustifolia
Classificação científica
Reino:Plantae
Clado:angiospérmicas
Clado:eudicotiledóneas
Clado:rosídeas
Ordem:Rosales
Família:Urticaceae
Género:Cecropia
Espécies
C. hololeuca
C. glaziovii
C. obtusifolia
Sinónimos
árvore-da-preguiça, imbaúba, umbaúba,1 umbaúva, pau-de-lixa2 e torém3 .
Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Embaúba (árvore)
Embaúba é a designação comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Embaúba", "embaúva", "imbaúba", "imbaúva", "umbaúba", "umbaúva", "ambaúba", "embaíba" e "imbaíba" originam-se do termo tupi ãba'ib, que significa "árvore oca"3 .

Descrição[editar | editar código-fonte]

São árvores de tronco oco, suas folhas são divididas em 9 a 10 lóbulos com a parte inferior branca, seus frutos são pontiagudos.4 Pode chegar a quinze metros de altura. Pertence ao estrato das plantas pioneiras da mata atlântica.5
Cecropia obtusifolia
As embaúbas são leves, pouco exigentes quanto a solo e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves. São capazes de se dispersarem rapidamente. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas, especialmente as do gênero Azteca, que habitam o seu interior e que as protegem de animais herbívoros - daí os nomescastelhanos para a planta: hormigo ou hormiguillo, numa referência a hormiga("formiga"). Os índios utilizavam a madeira da raiz para fazer fogo por fricção com outra madeira dura.6

Espécies e Sinonímia Botânica[editar | editar código-fonte]

Uso Medicinal[editar | editar código-fonte]

Povos ameríndios utilizam Cecropia na alimentação, como lenha e em fitoterapia. Algumas espécies da planta também têm um uso simbólico-cultural. Em Trinidad e Tobago, a Cecropia peltata é mastigada e dada aos cães que foram mordidos por serpentes venenosas como um remédio de emergência. No oeste da América do Sul, cinzas de folhas de Cecropia são usadas no preparo tradicional de ipadu, um estimulante suave à base de coca.7 . Pesquisas com a Cecropia glaziovii tem revelado atividade antidepressiva em ratos 8 .

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.