Jet-Sky em Guaratuba Bertioga-SP


Conversei com um guarda-vidas ontem.

Eles não têm poder para abordar os praticantes de jet, exceto para advertir. Mas na real o que acontece é que eles têm medo porque sabem que a probabilidade do constrangimento se inverter existe e é grande. Eles podem até orientar, mas se o careta se recusar atender...Até comunicarem os superiores, até que a PM, os Bombeiros ou a Capitania sejam avisados, já era.

Gente fina ou não, repito a pergunta:  de quem é a responsabilidade pela segurança dos banhistas na faixa balneável do mar? Da Defesa Civil? Dos Bombeiros? Da Prefeitura? Da Marinha?

Seja quem for tem sido omisso, não importa a justificativa.

Morreu essa menina e, concordo, deu mídia porque não deve ser pobre. Muitos já se machucaram. O estrago  causado pelas máquinas ao meio ambiente é comprovado.

Há um aspecto que vai contra qualquer lógica turística ou balneária em uma cidade onde a qualidade de vida é vocação nata: a insegurança e o estresse gerados pela simples presença das máquinas espanta as pessoas da água. E não são apenas banhistas, não. Muitos surfistas brigam, e com razão, porque os jets comprometem sua segurança e pessoas que mergulham temem os jet skis tanto pelas ondas que geram, como pela rapidez com que se aproximam. Se o cara tirar a cabeça da água e um cretino desses estiver passando, não dá tempo nem de gritar. Isso, para não falar do odor do combustível e do barulho.

Seja lá quem for a "otoridade" responsável, tem que ter claro que as pessoas têm medo das máquinas e, pela fama de serem máquinas caras, próprias de filhinhos de papai e congêneres, têm medo da truculência dos pilotos.

Tem que ser dito!

Agora, haverá reação na sala dos espelhos? Sinceramente, duvido!



 Estavam presentes autoridades meio ambiente, Gestor quando falei a respeito de motos,quadriciclos e jets skys muitos dirigidos por menores inesperientes falei um dia ter ligado para a marinha a respeito de jets-skys na beira mar disputando com nós surfistas .
Eu mesmo tenho um boné de um cara que tentou jogar o jet-sky em cima de mim porque reclamei de sua ignorancia acabou o cara caindo do jet-sky e perdendo o boné que guardo até hoje .
Um troféu da falta de AMOR de uns para com o seu semelhante.
Sinto muito pela criança pois poderia ser evitado,pois o problema vem acontecendo  a muitos anos Jets-skys X surfistas e banhistas na beira mar e em mar de ressaca 
onde entram no mar rasgando as ondas e as pessoas.
Jetis-Skys como salvamento salvam vidas e muitas e só ver filmes de surf em Jaws.,Waimea,Pipeline etc .
Mas em mãos de menores e gentes não habilitadas são perigosos e só causam tragédia e tristesa.
Já salvei uma menina menor de idade que quando saltou a onda bateu a boca e se cortou toda no guidão do jeti-sky estava ela e uma outra na garupa .
Elas eu tirei do mar que estava em ressaca mais o jeti-sky foi a deriva até o raso por sorte não colidiu com ninguem.
E acreditem foi em São Lourenço a mais ou menos 3 anos atrás, os salvas vidas de São Lourenço sabem a vericidade deste caso.




Quando a o calor da discussão apaixona a discussão, nada mais a discutir a não ser o que alimenta a paixão.
Falo com conhecimento de várias discussões ao que me acompanham ao longo de mais de meio século de brigas efetivas, e que hoje, algumas já nem sei mais com que ou quem.
A morte de uma criança vitimada por ato violento num ambiente público com a obrigação de ser administrado e estruturado, seguido de segurança, visando o bem estar de todos os usuários sejam com as finalidades mais diversas  desdeque previstas pela administração e permitidas pela segurança.
A morte é um fato que precisa ser aceito.
A violência deve ser extirpada e enclausurada numa masmorra.
Ai um grande drama, como dar a merecida serenidade a morte, esta não tem volta e a memória merece ser imaculada pela lembrança, pelo amor, se na sua sombra sorri escrachadamente a violência e, então a sensação de ao aceitar a morte se aceita a violência ou ao abominar a violência não se que aceitar a morte, além de qualquer manifestação que se faça sempre será perturbada, por mais racional que se queira ser.
Eu acho que os primeiros a serem ouvidos para o esclarecimento do fato identificação de responsabilidades deveriam ser as autoridades  com a responsabilidade pela administração e segurança do espaço público. E naturalmente nunca deixar se levar pela vontade de travestir a vingança com o manto da justiça.
Que a dor e a saudade possam permitir algum momento de sossego.

www.sositaguare.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.