CAPOEIRA ANGOLA BRASILEIRA - VICENTE PASTINHA .

Vicente Pastinha o melhor e mais perfeito lutador da capoeira angola .
Centro Esportivo de Capoeira Angola .1952.
Largo do Pelourinho n.19. onde hoje funciona o SENAC.
Posteriormente Rua Gregório de Matos n. 51.
Contra mestres João Pequeno , João Grande.
Se encontra sobre a competente direção de Vicente Pastinha .
A capoeira é brasileira.
CAPOEIRA ANGOLA BRASILEIRA .
Pratico a verdadeira capoeira angola e aqui os homens aprendem a ser leais e justos.
A lei de Angola que herdei de meus avós , é a lei da lealdade .
A capoeira Angola , a que aprendi, não deixei mudar aqui na academia .Os meus discipulos zelam por mim. Os olhos deles agora são os meus.

Os primeiros africanos chegam ao Brasil, conta-se que na Africa ,em Katagun (Nigéria) .
Africanos praticavam o jogo da zebra em recintos pequenos ,uma luta praticada com bastante                              violência , o vencedor tinha como premio a meninas que ficava moça ,em sua tribo.
Os negros bantus eram naturais de Angola .
Tambem eram os que mais se distinguiram na pratica do jogo da zebra.
No cativeiro os negros disfarçavam o jogo da zebra , com instrumentos musicais e movimentos cadenciados para poderem pratica-la sem despertarem suspeitas , embora senhores permitiam que seus filhos pratica-sem a ginga .
Em 1953 , um fato mudou a capoeira completamente .Depois da exibição de um grupo comandado por mestre Bimba , no Palacio do Governo ,na presença de Getulio Vargas , a capoeira passou a ser mais valorizada., más só depois da decada de 60 começou a trilhar novos caminhos.
Foi no final da década de 70 que houve uma verdadeira revolução Academias de Capoeira com adesão de garotas.
Atualmente , além da capoeira angola temos a capoeira Regional , criada pelo mestre Bimba em 1930 , a partir da capoeira angola , veio a capoeira regional e dela a capoeira estilizada , mas tudo foi criada pelo estilo original de capoeira angola .
Como diz Pastinha a Capoeira Angola é Brasileira.
Mestre Pastinha faleceu em 1981 , aos 92 anos de idade ,dos quais 82 dedicados as causas da capoeira .
Levou 8 anos na marinha de guerra onde foi musico e instrutor de capoeira , foi jogador de futebol ,chegando a treinar na equipe do Ypiranga , seu time de coração .
Filho de um espanhol , José Senior Pastinha e de uma baiana Raimunda dos Santos.
Nasceu em 5 de abril de 1889, na cidade de Salvador , Vicente Joaquim Ferreira Pastinha , foi considerado pelos mestres ,o mais perfeito lutador de capoeira angola da Bahia.
Mas o que serve para a defesa tambem serve para o ataque .A capoeira  é tão agressiva quanto perigosa .Por causa de coisas de gente moça e pobre , tive algumas vezes a policia em cima de mim . Barulho de rua , presepada . Quando tentavam me pegar eu me lembrava do mestre Benedito e me defendia . Eles sabiam que eu jogava capoeira e queriam me desmoralizar na frente do povo .Por isso , bati alguma vez em policia desabusado ,mas por defesa de minha moral e do meu corpo.
Mestre Pastinha.

www.sositaguare.blogspot.com





Bahia de todos os Santos, - 1960

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quaresma , como afastar as cobras do abrigo ou alimento.

MACUMBA INSTRUMENTO MUSICAL - RECO RECO .

O MAR NÃO TEM CABELO ,É PERIGOSO E MUITOS PODEM SE AFOGAR.