Ho oponopono



Ho oponopono (ho-o-pono-pono) é uma antiga havaiano prática da reconciliação e perdão . Práticas perdão similares foram realizadas em ilhas ao longo do Pacífico Sul , incluindo Samoa , Taiti e Nova Zelândia . Tradicionalmente ho oponopono é praticado por sacerdotes ou cura kahuna lapa au entre os membros da família de uma pessoa que está fisicamente doente. Versões modernas são realizados dentro da família por um mais velho da família, ou pelo indivíduo sozinho

antecedentes polinésia

Mapa da Oceania
Em muitos culturas polinésias , acredita-se que os erros de uma pessoa (chamado hara ouhala ) causada doença. Alguns acreditam raivas erro dos outros deuses, que atrai os Deuses malévolos, e outros ainda acreditam que a culpa causada por erro cometido um doente. "Na maioria dos casos, no entanto, específica ritos" desatar-erro "poderia ser realizada para reparar esses erros e, assim, diminuir um do acúmulo dos mesmos". [ 1 ]
Entre as ilhas de Vanuatu no Pacífico Sul , as pessoas acreditam que a doença geralmente é causada por má conduta sexual ou raiva. "Se você está irritado por dois ou três dias, a doença vai chegar", disse um homem local. [ 2 ] A terapia que contraria esta doença é a confissão. O paciente, ou um membro da família, pode confessar. Se ninguém confessa um erro, o paciente pode morrer. As pessoas acreditam que o sigilo Vanuatu é o que dá poder à doença. Quando o erro é confessado, já não tem poder sobre a pessoa. [ 3 ]
Como muitos outros ilhéus, incluindo havaianos, pessoas de Tikopia na Ilhas Salomão , e em Rarotonga , no Ilhas Cook , acreditam que os pecados do pai vai cair sobre os filhos. Se uma criança está doente, os pais são suspeitos de brigas ou má conduta. Além disso a doença, a desordem social pode provocar esterilidade da terra ou outros desastres. [ 4 ] Harmonia poderia ser restaurado apenas por confissão e pedido de desculpas.
Em Pukapuka , era costume de manter uma espécie de pacientes mais confessionais para determinar um curso adequado de ação, a fim de curá-los. [ 5 ]
Tradições semelhantes são encontrados em Samoa , [ 6 ] Tahiti , [ 7 ] e entre os Maori da Nova Zelândia . [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ]

editar ]prática tradicional

Com vista para o Vale de Kalalau Koke'e State Park, onde Nana Veary realizado retiros para ensinar ho oponopono
Uma lei feita a partir do fruto da árvore hala ou pandanus. A lei hala foi dada após a conclusão do ho oponopono na tradição kahuna Makaweliweli de Moloka i
"Ho oponopono "é definida no Dicionário havaiano [ 11 ] como "limpeza mental: conferências familiares em que as relações foram definidas direito através da oração, a discussão, a confissão, o arrependimento eo mútuo restituição e perdão . "Literalmente, ho o é um partícula usado para fazer um verbo efetivação do substantivo seguinte, como seria "a" antes de um substantivo em Inglês. Aqui, cria-se um verbo do substantivo pono , que é definida como
"Bondade, a retidão, moralidade, qualidades morais, o procedimento correto ou adequado, excelência, bem-estar, prosperidade, bem-estar, o benefício condição, verdadeiro ou natureza, dever, moral, montagem, adequado, justo, à direita, na vertical, apenas, virtuoso, justo, benéfico, bem sucedido, em perfeita ordem, precisa, correta, aliviada, aliviada, deve, deve, deve, necessária ".
Ponopono é definido como "colocar a direitos;. para colocar em ordem ou forma, corrigir, revisar, ajustar, alterar, regulamentar, organizar, corrigir, arrumar, fazer ordenada ou puro"
Proeminente estudioso havaiano Maria Kawena Pukui escreveu que era uma prática no Havaí Antiga [ 12 ] e este é suportado por histórias orais de contemporâneos anciãos havaianas. [ 13 ]Pukui registrado pela primeira vez suas experiências e observações de sua infância (nascido em 1895) em seu 1958 livro. [ 14 ] Autor Max Freedom Long , que viveu no Hawai i de 1917 a cerca de 1926, documentada tradicional ho oponopono como o usado por famílias havaianas em seu livro de 1936. [ 15 ]
Embora a palavra "ho oponopono "não foi utilizado, os primeiros historiadores havaianas documentado uma crença de que a doença foi causada pela quebra kapu , ou leis espirituais, e que a doença não pode ser curado até que o doente expiou essa transgressão, muitas vezes com a assistência de um padre (orando kahuna pule sacerdote) ou cura ( kahuna lapa au ). O perdão foi pedido dos deuses [ 16 ] [ 17 ] ou da pessoa com quem havia uma disputa. [ 18 ]
Pukui descreveu-a como uma prática de membros da família de reunião para "acertar" as relações familiares quebrados. Algumas famílias se reuniam diariamente ou semanalmente, para evitar problemas de erupção. [ 19 ] Outros conheceu quando uma pessoa ficou doente, acreditando que a doença foi causada pelo estresse de raiva, culpa, recriminação e falta de perdão. [ 20 ] kupuna Nana Veary escreveu que, quando qualquer um dos filhos em sua família caiu doente, sua avó gostaria de pedir aos pais, "O que você fez?" Eles acreditavam que a cura só poderia vir com o perdão completo de toda a família. 

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